Mais de 60 mil funerais sem poluir, desde 2006
A Servilusa, a maior e mais inovadora empresa funerária de Portugal, assumiu em 2006 o compromisso de reduzir o impacto ambiental dos processos relacionados com a sua atividade.
Nesse ano a Servilusa tornou-se uma empresa certificada ambientalmente, por opção própria. Desde então, tem renovado essa certificação, pioneira no setor funerário nacional e em linha com as melhores práticas europeias e internacionais.
A título de exemplo, a Servilusa garantiu, junto dos fornecedores de materiais funerários, o uso exclusivo de produtos biodegradáveis, como as madeiras maciças nas urnas (evitando os prensados e as suas colas) ou os vernizes aquosos (para fugir aos vernizes sintéticos) nas madeiras.
De igual modo, os procedimentos da atividade da Servilusa foram revistos e adotados protocolos para a separação, recolha e encaminhamento para valorização de todos os resíduos sólidos (metais das urnas, próteses de ligas especiais), líquidos e gasosos, resultantes da sua atividade com funerais, viaturas e edifícios.
Este compromisso da Servilusa com a sustentabilidade ambiental envolve ainda uma rede de parceiros certificados, e a aposta em sistemas tecnologicamente evoluídos e seguros de filtros dos crematórios, assegurando que os cerca de seis mil funerais anuais da empresa não contribuem para poluir solos (nas inumações), nem emitem gases poluentes para a atmosfera (nas cremações).
Mais sobre o compromisso da Servilusa com sustentabilidade ambiental aqui.