1. Crie um cronograma ou uma agenda de trabalho,
  2. Estabeleça um espaço de tempo na sua agenda para imprevistos profissionais, pessoais ou familiares.
  3. No final do dia realize um balanço sobre o que conseguiu e não conseguiu realizar e programe para o dia seguinte.
  4. Organize a informação de uma forma sucinta e eficaz.
  5. Realize pausas para descontrair, rir e falar com os seus familiares para não estar num ambiente muito pesado.
  6. Seja auto disciplinado porque o trabalho em casa assim o exige e defina muito bem os objetivos de forma alcançável.
  7. Saiba muito bem o que é prioridade em termos de trabalho.

Trabalho em equipa

  1. No caso de trabalhar em equipa, fomente uma cultura de feedback entre a sua equipa de trabalho.
  2. Organize um calendário de reuniões online – é muito importante este tipo de organização. A equipa deve reunir online, falar e partilhar as suas conquistas e as suas dificuldades neste momento.
  3. Crie um cronograma com a sua equipa com tarefas, responsabilidades, tempos de execução, que cumpra o que prometeu – é muito importante esta questão porque a distância exige mais confiança.
  4. Defina um breve Código de Conduta onde esteja estabelecido qual o meio mais adequado para determinado tipo de assuntos.
  5. Cuidado com a gestão dos grupos WhatsApp. Muitas pessoas utilizam atualmente esta plataforma e já são tantos os grupos de WhatsApp, que podem gerar confusão e dificultam até a capacidade de resposta a todas as conversas.
  6. Estabeleça entre a equipa a forma de comunicar pela plataforma mais adequada.

Videoconferências

Alguns cuidados que devemos ter nas videoconferências para evitar situações caricatas:

  1. Antes de tudo, testar o WiFi e verificar se está tudo operacional.
  2. Preparar o espaço envolvente e ter em consideração que há um fundo visível, se estiver na cozinha confirme se não tem uma pilha de loiça por lavar; se estiver no quarto, se a cama está por fazer.
  3. Atenção à indumentária, é aconselhável estar de bem apresentado, nunca com o seu pijama preferido com ovelhinhas ou de robe.
  4. Avise os familiares ou as pessoas que partilham a sua casa, que vai estar numa videoconferência para evitar situações embaraçosas, como por exemplo, aparecer o seu filho durante a videochamada a pedir para fazer chichi ou o marido ou mulher a perguntar: – o que é que é hoje o jantar?
  5. Retire o som ao telemóvel
  6. Prepare-se e trate da imagem. Os seus colegas não precisam ver que hoje acordou e não se penteou.

Organização entre a família

Algumas dicas para a organização entre a família e esta nova vida profissional:

  1. Estabelecer um horário de trabalho em casa, tentando cumprir ao máximo;
  2. No caso de estar o casal em casa – dividam as tarefas e as responsabilidades. Coordenem o horário de trabalho de cada um para que haja um momento de concentração no trabalho, evitando responsabilidades familiares.
  3. Crie um horário familiar onde constem as responsabilidades de todos, ou seja, pode atribuir tarefas aos filhos, o tempo dos deveres da escola e quando podem ver televisão.
  4. Crie um conjunto de rotinas. São estas rotinas que nos transmitem mais segurança no nosso dia a dia para alcançar uma vida mais organizada.
  5. Não se esqueça do exercício físico. O desporto é fundamental e o facto de estar em casa não invalida que pratique desporto para contornar o stress que vamos acumulando e ajudar a gerir as emoções
  6. Escolha um momento mais descontraído e realize videochamadas com os seus familiares para ajudar a manter a moral em alta.

Por Alexandre Real, especialista em liderança e gestão de equipas e partner da SFORI