Dia 11 de novembro assinala-se o dia de S. Martinho em Portugal. Como diz o provérbio popular neste dia vai-se à adega e prova-se o vinho.

Esta comemoração é assinalada em vários países do sul da Europa e tem origem na lenda de S. Martinho. Em Portugal, o magusto como é conhecido é a combinação entre a água-pé e as castanhas assadas.

Desconhece-se alguma associação desta data com uma festa pagã, mas assinala os últimos dias do Outono.

Reza a lenda que S. Martinho foi cavaleiro, monge e morreu santo. Decorria o ano 337, século IV, quando um cavaleiro gaulês, chamado Martinho ao regressar a casa encontrou um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que tinha consigo apenas uma capa, retirou-a das costas que o aquecia e cortou-a ao meio com uma espada, dando parte do seu manto ao pedinte.

Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.

Assim nasceu o verão de S. Martinho e a tradição diz que normalmente neste dia 11 de novembro as temperaturas atmosféricas sobem e dão um ar da sua graça.

A tradição da água-pé, que acaba por ser um vinho novo aguado, também se verifica em outros países. Na Alemanha, um pouco mais tarde do que  o dia 11 de novembro, abrem-se os mercados de Natal, onde um vinho tinto bem quente é servido à população.

 

Miguel Almeida Fernandes