O Porto de Lisboa recebeu o M/V Antonia para efetuar bancas ao largo, tendo sido este navio o primeiro a receber o novo combustível marítimo menos poluente, com apenas 0,5% de enxofre, já de acordo com as regras estipuladas pela IMO – International Maritime Organization, de forma a combater as emissões poluentes do transporte marítimo.

Este novo combustível, considerado um VLSFO (Very-low Sulphur Fuel Oil), foi distribuído pela Galp, a partir da Estação de Assistência Naval do Porto de Lisboa (EANPL). A resposta rápida e eficiente, por parte das referidas entidades, para a disponibilização deste combustível aos seus clientes, acaba por torná-los pioneiros a nível nacional e em antecipação à imposição da IMO, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2020.

De ressalvar, que o combustível utilizado pelos navios na área do Porto de Lisboa é cinco vezes menos poluente, tendo no máximo 0,1% de teor de enxofre, cumprindo com a diretiva europeia de 2015 que se aplica aos estados membros da UE.