Os acidentes de viação registados em Portugal no ano de 2019 tiveram um custo económico e social para o país estimado em 6422,9 milhões de euros, valor que representa 3,03% da riqueza criada no país nesse ano. Este foi um dos dados divulgados no estudo “O Impacto Económico e Social da Sinistralidade Rodoviária em Portugal”, que a ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária em Portugal” apresentou recentemente numa cerimónia pública organizada pela Unimagem.
A Unimagem foi responsável pelas media relations e assumiu a coordenação do evento, nomeadamente nas vertentes de streaming, convites e confirmações, vídeo e fotografia. A conferência, realizada em formato híbrido, contou com a presença de 60 participantes e mais de 500 pessoas em modo remoto.
O estudo, encomendado pela ANSR ao Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), reporta estimativas detalhadas do custo económico e social dos acidentes de viação no nosso país, com particular foco nas ocorrências em que resultaram vítimas humanas, e estimativas dos custos médios por tipo e circunstâncias dos acidentes.