Desde 2013, a Intrum tem vindo a publicar anualmente o ECPR – European Consumer Payment Report tendo como objetivo analisar os consumidores europeus, nomeadamente os seus gastos e a sua capacidade de gerir mensalmente as finanças domésticas.
Este ano, na sua sétima edição, a Intrum lançou o Barómetro Bem-Estar Financeiro que tem como finalidade comparar e rastrear a segurança financeira dos Consumidores Europeus, em 24 mercados, para responder aos gastos diários e ter o controle das suas finanças.
Os dados deste relatório concluíram que Portugal é o segundo pior país com capacidade de pagar contas dentro do prazo – apenas ultrapassado pela Grécia. Assim, apesar dos movimentos positivos na economia, os consumidores portugueses lutam ainda para pagar as suas contas, afirmando 61% que essa preocupação acaba por afetar negativamente o seu bem-estar.
Associada a esta inquietação surge ainda a incapacidade dos portugueses em economizar mensalmente para responder a um imprevisto, ocupando o 18º lugar neste parâmetro.
Já relativamente à literacia financeira, Portugal alcança uma pontuação de 6,41 ligeiramente acima da média europeia (6,32).