A regata Troféu Porto de Lisboa, promovida pela Administração do Porto de Lisboa e organizada pela Associação Naval de Lisboa, encerrou, no dia 8 de novembro, as comemorações do 133º aniversário do Porto de Lisboa.
O Troféu Porto de Lisboa, a maior regata anual de vela de cruzeiro realizada no rio Tejo, contou com 79 inscrições da classe ANC nas suas Divisões A, B, D e E e a primeira largada ocorreu às 11h30 ao largo da Doca de Belém.
A ANC, o sistema da Associação Nacional de Cruzeiros, permite calcular um fator, chamado de abono, multiplicado ao tempo utilizado por uma embarcação em regata e assim obter um equilíbrio entre as diferentes embarcações. Este abono é calculado em função das características de cada embarcação como comprimento, área velica, entre outros, permitindo que as diferentes embarcações disputem a mesma regata e que seja calculada a classificação final.
O Troféu Porto de Lisboa celebra quer o empenho, quer o apoio da APL às atividades náuticas, que o Porto de Lisboa apoia incentivando o seu contributo para o fomento da prática desportiva e que enaltecem a náutica de recreio.