O Metropolitano de Lisboa (ML), a CP – Comboios de Portugal (CP) e a Infraestruturas de Portugal (IP) associaram-se à Direção Geral do Património Cultural, com vista à promoção e desenvolvimento de um vasto programa de ações culturais integradas nas Jornadas Europeias do Património (JEP) 2019 dirigidas ao público e à comunidade em geral.

As JEP são uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia a que vários países, incluindo Portugal, têm aderido há vários anos. Com o mote “Artes, Património e Lazer”, as JEP decorrerão nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

Esta iniciativa permite que os utilizadores assíduos de transportes públicos os encarem de uma outra perspetiva – não só como meros modos de transporte, mas como impulsionadores de arte.

No dia 27 de setembro, o programa conta com várias iniciativas, nomeadamente a realização de visitas guiadas às estações ferroviárias e do Metro de Lisboa e a possibilidade de assistir a uma conferência subordinada à temática “A Ferrovia e a Cultura” que irá abordar temas como a arte no ML e em que medida é que o Metro potencia a arte aos seus clientes. Neste dia poderá ainda contar com o lançamento do livro de Costantino Jadecola e muita animação nas estações. No dia 28 de setembro, os inscritos poderão realizar um sonho antigo de viajar nas duas primeiras carruagens históricas do Metro de Lisboa (datadas de 1959), viajar nos comboios da CP ao Entroncamento, e por fim, visitar o histórico Museu Nacional Ferroviário. No último dia, 29 de setembro, os mais distraídos têm a última oportunidade de poder acompanhar uma visita guiada à estação ferroviária de Lisboa-Oriente assim como à linha vermelha do Metro de Lisboa.

Estas são algumas das iniciativas que o Metropolitano de Lisboa, a CP e a IP apresentam.

As inscrições para as várias iniciativas das Jornadas Europeias do Património estiveram abertas nos sites das três empresas e esgotaram em poucos dias.