Uma Coluna de Fogo – Ken Follet

“Uma Coluna de Fogo”, o último livro do escritor britânico Ken Follett, é um retrato histórico e romanceado entre a dolorosa luta religiosa que dividiu no século XVI o Reino Unido, opondo católicos e protestantes.

Isabel I, A Virgem, foi quem deu o pontapé de saída para que houvesse tréguas e tolerância entre os cristãos e acabou por levar a sua ideia em frente depois de ter corrido vários riscos de uma guerra civil e de ter derrotado a Armada Invencível de Felipe II de Espanha que se preparava para invadir Inglaterra.

Um romance muito atual numa altura em que as cisões no Reino Unido crescem diariamente entre os que são a favor e contra o Brexit.

Também muito atual a luta entre os fundamentalistas islâmicos e a civilização Ocidental.

Acabou por prevalecer o bom senso. A luta entre cristãos estendeu-se também a França. A horrível noite de S. Bartolomeu em que milhares de hugnotes (protestantes) foram assassinados nas ruas de Paris pelo católico Duque de Guise continuam a figurar nos manuais históricos como um acontecimento que não se poderá repetir.

A importância de um eficaz serviço de informações e de espionagem foram decisivos para que Isabel de Inglaterra tivesse resistido aos atentados de que foi vítima e evitado que as potencias continentais tivessem imposto a visão de Roma sobre a Grã-Bretanha.

Um romance a não perder numa altura em que o enfoque no Brexit provoca profundas cisões entre os ingleses e envolve necessariamente todos os europeus e o mundo em geral.